Congregação
as origens
O Instituto das Filhas de Maria Santíssima do Horto - FMH - nasceu do coração apaixonado de Antônio Maria Gianelli pelas crianças e pelos jovens aos quais quis oferecer oportunidades de educação.
Sensível às necessidades dos tempos, e acolhendo o que acreditava ser vontade de Deus, em 12 de janeiro de 1829, Gianelli reúne, na Rua Santo Antônio, na cidade de Chiávari, na Itália, o primeiro grupo de jovens que acolhem sua proposta para dar vida a um novo instituto religioso.
Pensando em dar ao Instituto um título, acreditou-se no dever de chamá-las “Filhas de Maria”, acrescentando “do Horto”, às irmãs de Chiávari, em homenagem à Maria, mãe de Jesus, do santuário, confiando-as de modo particular, à sua proteção.
Rapidamente, o Instituto, contando somente com uma GRANDE CONFIANÇA em DEUS e em MARIA, assume a Educação e Serviços Assistenciais urgentes, em Chiávari e na Ligúria.
IRMÃS DO HORTO NO BRASIL
A exemplo de seu fundador, e iluminadas pela palavra de Jesus que disse: "Eu vim para que todos tenham vida", as Irmãs do Horto ou Irmãs Gianellinas, dedicam-se à promoção da vida, lá onde ela está mais ameaçada.
Marcando presença apostólica pelo mundo, as irmãs atendem às necessidades mais urgentes das pessoas, movidas pela mística da "Caridade Evangélica Vigilante", carisma herdado de Antônio Gianelli.
No Brasil, as Filhas de Maria Santíssima do Horto atuam em:
Macaé - RJ
Porto Alegre - RS
Uruguaiana - RS
Dom Pedrito - RS
Santa Teresa - RS