UNIDADE G2

loteamento cavalhada

A Escola de Educação Infantil Antônio Gianelli está inserida junto à comunidade do Loteamento Cavalhada, que surgiu a partir de um projeto de reassentamento proposto pelo Poder Público Municipal advindo da necessidade de deslocar três comunidades situadas em áreas de risco próximas ao Lago Guaíba: Vila Sanga da Morte, Vila Tripinha e Vila Cai-cai. O agrupamento dessas Vilas gerou disputas e conflitos no bojo da comunidade, que agravaram enormemente as condições de vida, aprisionando-as numa rede de exclusão e múltiplas violências por querelas de lutas provenientes do tráfico de drogas, produzindo assim, a falta de segurança e do mínimo necessário para uma vida digna e cidadã.

A Escola de Educação Infantil Antônio Gianelli - Unidade Loteamento Cavalhada -, situada na Rua Monsenhor Rubens Neis, 731, foi assumida como parte de uma extensão do Centro Social Antônio Gianelli, que foi fundado em 12 de abril de 2004, no Assentamento Sertão II, Região do Rincão, no Bairro Belém Velho, em Porto Alegre. Este nasceu com o objetivo de ser um espaço de gestão dos direitos das crianças da comunidade local e de promoção humana e de cidadania realizado pelas Irmãs Gianellinas.

A partir do trabalho exemplar de gestão e de mobilização realizado junto às crianças e adolescentes na comunidade do Sertão II, houve um convite por parte da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Porto Alegre para que as irmãs assumissem a demanda da Creche Comunitária do Loteamento Cavalhada, que vinha atravessando momentos difíceis em relação ao seu processo de administração, cuidado e educação das crianças.

Cabe recordar que a história da atual Escola de Educação Infantil Antônio Gianelli começa a se compor desde uma estrutura organizacional elaborada pela Associação de Moradores do Loteamento Cavalhada, existente desde 1995, que se formou em função de um reassentamento realizado pela Prefeitura Municipal, de Porto Alegre (PMPA) sendo que esta se comprometeu com a população a dar acesso à educação fundamental, à saúde, à assistência social e a construir uma creche. Firmado esse compromisso com a comunidade, houve doação de um terreno por parte do poder público municipal que, também, conseguiu uma parceria com a ONG Associação Israelita Brasileira ORT de Cooperação Internacional para construir a creche e equipá-la, a fim de atender as crianças e propiciar condições de trabalho às mães. A Creche foi administrada pela Associação de Moradores até o ano de 2009, quando as Irmãs Gianellinas, receberam o convite para assumir a gestão.

A partir do convite da SMED e, contando com a participação das educadoras, de algumas pessoas da comunidade, representantes da SMED, da antiga e da nova diretoria, consolidou-se uma estrutura de conversação e transparência, que permitiu realizar a tramitação de Mantenedora de modo tranquilo. Frente aos desafios colocados e ao diálogo que foi estabelecido entre a SMED e a Equipe Diretiva do Centro Social Antônio Gianelli, o espaço foi assumido no dia 30 de julho de 2009, quando passou a se chamar Escola de Educação Infantil Antonio Gianelli – Unidade Loteamento Cavalhada.

O trabalho desenvolvido voltou-se especialmente para a construção da paz ativa, da cidadania e da resolução não violenta de conflitos. Com essa perspectiva, buscou-se, de um lado, a formação continuada das educadoras dentro de um processo de gestão participativa onde todos os atores são chamados a opinar e dar sugestões. Por outro lado, a Escola procurou envolver as famílias no processo educativo das crianças de modo que a proposta tivesse continuidade nos lares. Foi uma estratégia que visou colaborar com a transformação do intenso quadro de conflitos que afetava a comunidade local e, também, desejava-se possibilitar a criação de uma cultura cooperativa entre as pessoas envolvidas, em um período de médio e longo prazo.

Desde o início das atividades operaram-se mudanças rápidas e necessárias no espaço físico interno e externo do prédio. Começou-se pela higienização de banheiros e cozinha, reformando, pintando, desentupindo vasos e pias, trocando mobiliários para gerar condições de uso, sem colocar em risco a saúde e a vida das crianças. Realizou-se a limpeza dos pátios e o conserto dos brinquedos das pracinhas, contando com a ajuda solidária de parcerias e com a participação de algumas famílias da comunidade, que cooperaram para prontamente restabelecer o bom funcionamento da Escola e prover o melhor atendimento das crianças.

Desde então, sempre se trouxe a comunidade local para colaborar na construção de um espaço mais apropriado e com condições de uma educação de qualidade às crianças. Já em 2009 e, especialmente, nos anos subsequentes foram realizadas diversas reuniões para estabelecer parceria com a nova administração e para ajudar na organização dos espaços físicos. Passou-se a fazer planejamento participativo com as educadoras e famílias e, também, foram criados eventos de integração como festa da família, atividades com mães e pais em seu dia, reuniões de apresentação de trabalhos das crianças, reuniões com a presença de responsáveis junto com as crianças nas entregas de avaliações semestrais, convites para realizarem atividades coletivas, festa junina, festas do calendário social com lanches coletivos trazidos pelas famílias. Sempre houve grande colaboração e forte presença da comunidade em tudo que foi promovido pela Escola, resultando na construção de relações interpessoais cada vez mais saudáveis e de confiança entre Escola e Comunidade.

A Escola de Educação Infantil Antônio Gianelli - Unidade Loteamento Cavalhada - tem projetado desafios para atender necessidades futuras educação, de cuidado, de ampliação de espaços e de sustentabilidade. Para tanto, tem procurado, por meio de esforço sistemático, conquistar novas parcerias para o enfrentamento da dura realidade socioeconômica que priva uma parcela importante da população local atendida do direito a um emprego e renda digno e de uma educação pública de qualidade.

Devido à vulnerabilidade social da comunidade, que estava em processo de construção da sua identidade e em busca de melhores condições de vida, em 30/06/2006 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola, situada na mesma rua e próxima da nossa Escola, passou a ter atendimento em turno integral, com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade e, ao mesmo tempo, proporcionar uma ação articulada e integrada entre escola e comunidade.

Então, nossa Escola de Educação Infantil Antônio Gianelli - Unidade Loteamento Cavalhada -, passou a ter dificuldades em completar as turmas de jardins, pois os pais optaram em matricular seus filhos na

Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola, tendo em vista à continuidade no ensino fundamental. A partir daí houve a necessidade de termos um diálogo com SMED para reformularmos nossas turmas, fazendo uma turma de Jardim misto e 2 turmas de Maternal (I e II), tendo em vista que a demanda para esta faixa etária sempre foi maior. Em 2017 a partir da exigência da Secretaria Municipal da Educação, reformulamos as turmas, adotando Jardins A e B e um Maternal Misto, continuando a constatar a dificuldade em completá-las, visto que a demanda segue sendo para crianças abaixo de 4 anos de idade.

Na atualidade, está acontecendo um aumento significativo de moradores na comunidade advindos de bairros diversos, especialmente, da Restinga, Hípica, Vila Nova, Campo Novo e São José. Também há um acréscimo de moradores provenientes de outros municípios, tais como Rio Grande, Santiago e Pelotas. Isso pressupõe uma possível demanda de vagas na nossa Escola especialmente na faixa etária denominada pela BNCC de crianças bem pequenas.