passos corajosos

Passos corajosos continuam abrindo espaços à vida!


No ano de 2009, a Secretaria Municipal de Educação nos fez um convite para assumirmos a gestão de uma Escola Infantil localizada no Loteamento Cavalhada, anteriormente administrada pela associação de moradores desta localidade. Havia ali graves problemas e a Escola se encontrava sem condições de funcionamento, tanto no aspecto físico quanto na dimensão moral. Relutamos um pouco, a realidade da comunidade era desconhecida, a Vila aparecia com altos índices de violência e a situação da comunidade era um tanto nebulosa, mas cedemos aos olhares esperançosos e simpáticos das crianças. A solicitação por parte da SMED deu-se devido ao reconhecimento da seriedade do trabalho pedagógico da Instituição e a transparência na prestação de contas. Assumimos com muita vontade e iniciamos as longas conversas com as famílias, reuniões com as representações da comunidade, selecionando educadoras e fazendo os enfrentamentos necessários com coragem frente ao que tínhamos de concreto naquela realidade. Em pouco tempo nascia a Escola de Educação Infantil Antônio Gianelli – Unidade Loteamento Cavalhada.

O ano de 2010 também foi de ampliação de programas sociais, junto a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (COSANS). Implantamos no Sertão II a Cozinha Comunitária com o objetivo de promover o fornecimento de refeições nutricionalmente balanceadas e gratuitas, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade social. É um programa que tem exigido de nós constante vigilância e monitoramento para que não sirva como meio de acomodação em vez de alavanca de apoio à transformação.

O nosso trabalho foi crescendo em desafios, e sempre que superávamos um, aparecia outro: fome, desnutrição, construção da “creche”, ampliação para as crianças de seis a catorze anos. Percebemos que todo o bem feito ainda era pouco, ou melhor, cedo demais, cedo demais para largá-los de novo na rua aos catorze anos; e, mais uma vez, partimos para a conquista de um novo convênio! Desta vez para o atendimento d@s adolescentes e jovens. Assinamos o convênio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Trabalho Educativo (SCFV/TE) com a FASC em março de 2011 e neste convênio, assumimos o compromisso de desenvolver ações socioeducativas voltadas aos adolescentes e jovens na faixa etária dos 14 aos 18 anos, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, com vistas a sua proteção integral e ao exercício de cidadania. Temos focado nosso trabalho com el@s dentro da perspectiva do protagonismo juvenil, para que se constituam sujeitos capazes de transformar sua realidade, construir seu projeto de vida e se pensem como protagonistas de ações sociais promotoras de justiça.

Hoje, o Centro Social Antônio Gianelli se constitui por cinco programas em ação: duas Escolas de Educação Infantil, atendendo 190 crianças de três meses a 5 anos e 11 meses de idade; Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos da Infância, atendendo 100 crianças de 6 a 14 anos; Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos da Adolescência, atendendo 24 adolescentes e jovens de 14 a 18 anos e Cozinha Comunitária que está no momento em reformulação de proposta, a fim de alavancar seu funcionamento.

Além do atendimento diário com os respectivos educadores, oferecemos oficinas de patinação, música, informática, esporte. Para o SCFV/TE temos ainda oficina de inglês profissionalizante, informática e cultura de Paz. Acompanhamentos psicológico e pedagógico fazem parte de todo o processo educativo. O Centro Social Antônio Gianelli, emprega quarenta pessoas, além do trabalho voluntário das Irmãs Filhas de Maria Santíssima do Horto e da Professora Leonete Cassol. Somos uma equipe de quarenta e cinco pessoas, tod@s, independente da função realizada, trabalhamos educando e educando-nos e buscamos com empenho, cada vez mais aprimorado, cuidar e educar nossas crianças, adolescentes, jovens e famílias.

O Centro Social Antônio Gianelli além de números é um sonho em realização, pois sempre sonhamos algo mais que pudesse ajudar nossas crianças, adolescentes, jovens e famílias a descobrirem seus sonhos, às vezes, encobertos pelas dificuldades da vida. Mostrar outras possibilidades, outras cores, além do “cinza do Sertão”, ou seja, desvelar sonhos será sempre nosso sonho maior e mais colorido.

O Centro Social Antônio Gianelli é uma “obra humana”, por isso enfrenta dificuldades, tem limites, precisa do trabalho de muitos e da solidariedade de todos; mas é também uma “obra divina”, por isso, acreditamos, será sempre abençoada, irá para frente com sucesso na construção da dignidade, contará com a graça de Deus e produzirá bons frutos nas vidas das pessoas.

Ir. Raquel Pena Pinto, FMH